sábado, 12 de novembro de 2011

Porta retrato passo a passo

Porta retrato - passo a passo



Passo 1: Lixe toda a peça para tirar qualquer deformidade, farpa ou irregularidade nas partes planas.


Passo 2: Com a tricha passe uma demão de base acrílica. Aguarde cerca de 20 minutos para a secagem ou acelere com secador.


Passo 3: Lixe a peça suavemente em movimentos circulares. A base acrílica deixa a peça áspera e esse processo de lixamento é necessário apenas para diminuir a áspereza. Não é necessário utilizar força!!

Passo 4:
 Passe a segunda demão de base acrílica e aguarde a secagem, dessa vez não será necessário lixar.

Passo 5: Após a secagem da segunda demão de base acrílica comece a pintar sua peça. Com a tinta PVA, particularmente, prefiro dar 3 demãos de tinta, sendo a primeira ligeiramente diluída em água (LIGEIRAMENTE!!)




Passo 6: Teste a composição das flores de resina até encontrar uma que lhe seja mais agradável a harmoniosa. Uma sugestão que dou é fotografar a composição que preferir porque, provavelmente, você esquecerá o que tinha pensado na hora de colar.
Passo 7: Com a ajuda de uma régua (prefiro a régua quadriculada, usada para modelagem de roupa, porque com ela vc consegue traçar retas perfeitamente paraleleas e encontrar ângulos como os de 45º e 90º) traçe as retas do xadrez com uma distância constante. Aqui fiz a distância de 1,5cm.

DICA: Para riscar use um giz para tecido de parafina, é a única coisa que não ficará impregnada na tinta saindo facilmente depois.

Case as listras atrás do suporte da foto com as listras da frente. Esse tipo de cuidado faz toda a diferença no resultado final.



Se desejar, mude o sentido e a distância das listras em partes diferentes da peça. No suporte da foto fiz as listras com 1cm de distância.



Passo 8: Misture a tinta metal colors dourada à tinta PVA palha, para dar uma leve cintilância à cor.

Passo 9: Com a ajuda de uma régua e com um pincel bem fino, faça a primeira parte do xadrez seguinto as riscas de giz.

Passo 10: Prolongue as listras até a lateral da peça para dar uma impressão de que o MDF foi coberto com um tecido.



Passo 11: Retoque as partes que borrarem com a cor de fundo do porta retrato.


Passo 12: Risque com o giz as retas transversais, à 90º das riscas iniciais.



NOTA: Prolonque as riscas na lateral do suporte de fotos e case as riscas na lateral, esses detalhes são muito importantes para uma peça bem acabada.


Passo 13: Após repetir o passo 9 nas listras perpendiculares faça marcaçõescom o giz formando um xadrez intercalando com o xadrez de tinta. Depois, siga essas riscas com a tinta relevo metalic na cor ouro velho.





NOTA: Como o suporte do porta retrato é pequeno, optei em fazer um xadrez com tinta PVA em um sentido e tinta relevo em outro.




Passo 14: Pinte displiscentemente as rosas de resina com a tinta PVA na cor palha. Dê duas demãos até cobrir totalmente o tom frio da resina.

Após a secagem completa da tinta palha, dê pinceladas da tinta metal colors branco metálico nos pontos mais altos da rosa, para dar mais volume e contraste



Passo 15: Com a cola Cascorez para madeira, aplique as peças de resina pintadas no porta retrato.
NOTA: Matenha a parte em que a resina foi colada na horizontal. Até que esteja seca, a cola escorrega e a rosa não pára no lugar.
Limpe o excesso de cola com um cotonete ou palito.

Passo 16: Após a secagem completa da cola, Retoque possíveis manchas no fundo da peça.


Um comentário:

  1. http://tramasepinturas.blogspot.com

    encontre no site acima, uma infinidade de criatividades com MDF.

    ResponderExcluir